Comemoração do dia da Europa

Os alunos da Turma B do Curso EFA B2 produziram vários textos para a Exposição Comemorativa do Dia da Europa.

 

 

   

 

"A U.E. é formada por 27 países e teve como objectivo inicial a criação de um mercado comum onde pessoas e mercadorias pudessem circular livremente. Portugal entrou para a União Europeia em 1986, juntamente com a Espanha. A Roménia e a Bulgária foram os últimos países a entrar.

Os países para puderem aderir têm de cumprir determinados critérios, nomeadamente terem regimes políticos democratas.

A moeda que circula em Portugal desde 2002 é o euro."

Odília Fernandes

"Portugal entrou para a U.E. em 1986. A entrada trouxe algumas regalias, como circular livremente e visitar outros países sem preciso passaporte.

Para pertencer à união europeia, os países têm de ter democracias consolidadas. A Turquia é um dos exemplo de país não democrata que por esse motivo ainda não pode aderir a esta Organização.

A moeda que circula em muitos países é o Euro."

Isaura Silva

"A Europa teve que passar por uma Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para que se verificasse toda a extensão do suicídio absurdo que a rivalidade nacionalista desencadeou no continente.

Tornou-se evidente a necessidade de qualquer forma de integração europeia que reorganizasse o mapa político europeu.

Assim, em 1954 com o Tratado de Roma, foi criada a Comunidade Económica Europeia que, mais tarde, viria a tornar-se a actual União Europeia com a assinatura do Tratado de Maastricht."

 

Elsa Carvalho

"A União Europeia é actualmente constituída por 27 países, tendo a Roménia e a Bulgária sido os últimos a aderir. Portugal aderiu em 1986.

Os países que pretendam aderir a esta Organização, necessitam de obedecer a determinados requisitos, nomeadamente serem Estados democráticos e respeitarem os direitos humanos.

A Turquia e a Bósnia-Herzegovina são dois países que já pediram a adesão, mas estão a aguardar a decisão da União Europeia por não cumprirem alguns dos requisitos impostos.

Com a assinatura do tratado de Maastricht foi criada a cidadania Europeia."

Maria João B.

"Portugal entrou para a União Europeia em 1986. A bandeira desta Organização é constituída por várias estrelas que representam os países que a constituem.

Uma das implicações da nossa entrada para a União Europeia foi a substituição do escudo pelo euro.

O presidente da Comissão Europeia, um dos órgãos desta Organização, é o português Doutor Durão Barroso."

Maria Solene

"A União Europeia tem 27 países. Com a entrada na União Europeia Portugal ficou um país mais democrático. Os portugueses começaram a ter melhores condições de vida, tanto a nível económico como, a nível social.

A bandeira da União Europeia é de fundo azul com várias estrelas."

Irene Oliveira

"A União Europeia tem 27 países – membros. Os objectivos iniciais desta organização foi a criação de um mercado comum e a livre circulação de bens e pessoas.

Portugal e a Espanha entraram em conjunto em 1986. Os últimos a aderir foram a Roménia e a Bulgária em 2007.

A Turquia quer entrar mas não é um país democrata. É um país de religião maioritariamente muçulmana, apesar do país ser um Estado laico.

Na Turquia existe pouca liberdade, não respeitam os direitos humanos havendo grandes desigualdades entre homens e mulheres e entre os cidadãos."

Joaquim Henriques