Trabalhos estatísticos sobre “O ambiente”

Trabalhos estatísticos sobre o Tema de Vida, realizados em Matemática para a Vida e em articulação com TIC. Os formandos da turma A analisaram informação sobre o tema, organizando-a e tratando-a no Excel, para posteriormente redigirem um pequeno texto em Word com as conclusões a que chegaram.

“Espaços verdes em Almada”

 

Na cidade de Almada há alguns espaços verdes para os habitantes e os visitantes passearem no tempo livre. Atendendo ao tema de vida decidimos debruçar-nos sobre os espaços verdes da nossa terra e nesse sentido consultamos e recolhemos informação no blog Almada Verde: https://almadaverde.blogs.sapo.pt/

 

Dos dados recolhidos, verificamos que os espaços mais conhecidos são:

  

 

 

 Da análise dos dados, concluímos que o local mais conhecido de Almada, com 25% das respostas, é o Parque da Paz. Este local é o mais conhecido por ser o maior, em área ocupada, espaço verde da cidade. E, para além disso, apesar de não ficar no centro da cidade existem transportes públicos que nos deixam muito próximo do local. Como por exemplo, o metro que tem duas paragens muito próximas deste local: Cova da Piedade e Parque de Paz.

 

Trabalho realizado por: João, Manuel, Salete, Sandra, Adília, Carlos, Beatriz,

Joana Fino, António, José, Joana Mourato, Vitorino e César (Turma A - EFA B2)

“Quantidade de Ozono no distrito de Setúbal”

 

Os valores utilizados foram obtidos através do portal da Agência Portuguesa do Ambiente, no sítio com os dados estatísticos sobre a qualidade do ar: https://www.qualar.org, em particular das Estações de Medição de Almada, do Seixal e de Palmela. A Estação de Almada fica no Laranjeiro, a Estação do Seixal fica em Paio Pires e a Estação de Palmela fica em Fernando Pó.

Vamos fazer um estudo comparativo com os valores de Junho de 2009, Junho de 2010 e Junho de 2011. Apenas os valores de 2009 estão validados, a medição de Junho de 2010 será validada em Outubro de 2011 e a de Junho de 2011 será validade em Outubro de 2012, segundo a informação disponível na página online já citada.

A quantidade de Ozono (O3) é medida em microgramas por metro cúbico.

Da análise da tabela, concluímos que o local onde se verificou a presença de uma maior quantidade de Ozono em 2009 foi em Almada, em 2010 foi em Palmela e em 2011 foi no Seixal. Também se verifica que os valores medidos em Junho deste ano são os mais baixos dos três anos em estudo.

  

No entanto os valores estão muito próximos, como podemos também verificar pela altura das barras do gráfico.

 

 

Se analisarmos os valores médios do triénio, verificamos que Almada tem o valor médio mais baixo e numericamente é de aproximadamente 100 microgramas por metro cúbico.

 

Trabalho realizado por: João, Manuel, Salete, Sandra, Adília, Carlos, Beatriz,

Joana Fino, António, José, Joana Mourato, Vitorino e César (Turma A - EFA B2)