“O Prazer de Ler V” com Rui Zink

28-10-2010 19:15

 No passado dia 28 de Outubro de 2010, os formandos da Turma A assistiram à conferência “O Prazer de Ler V” com Rui Zink.

"O Dr. Rui Zink começou por dizer: - a ideia de ler não é apanhar um peixe, é nadar entre cardumes; - a linguagem nasce da frustração de não ser entendido; - a palavra escrita é a negação da palavra dita; - a leitura é uma história muito bem contada; - só imaginamos aquilo que compreendemos ou pensamos; - as palavras são necessárias para comunicar; - a linguagem é fundamental para o desenvolvimento da comunicação.

Assistir à conferência do Dr. Rui Zink foi muito importante para mim, nunca tinha ouvido falar desta maneira sobre a leitura. Despertou em mim a vontade de ler mais, visto que até aqui não tinha lido muito. Talvez por falta de tempo ou de vontade, não tinha muitos livros, mas olhando para o passado penso que hoje devia aproveitar melhor o tempo com a leitura.

O que tenho lido mais e continuo a ler são livros de religião e moral católica, não tenho lido livros de cultura geral.

O que me acontece, quando leio, é que há muitas palavras que não compreendo, talvez porque o meu português é fraco.

Agora tenho que começar a ler mais e devagar, lentamente, saborear a leitura, escolher livros segundo a minha capacidade. Nunca é tarde para aprender."

Salete Filipe (Turma A)

"Falou-se sobre leitura e poesia, mas também se falou do que as pessoas são hoje em dia. É sempre bom haver alguém que nos recorde de coisas boas, como a leitura, que nos ajuda a aprender a ser alguém na vida.

Havia de haver mais vezes, porque é muito importante."

 Adília Almeida (Turma A)