Visita ao Museu das Comunicações

31-03-2011 20:00

No dia 31 de Março de 2011, as turmas A e B visitaram o Museu das Comunicações em Lisboa. Esta visita teve como objectivos: aprofundar o conhecimento do grupo; consolidar a integração dos formandos no grupo; conhecer a “Casa do Futuro interactiva e inclusiva”; incentivar o contacto directo e experimental com as tecnologias em demonstração na «Casa do Futuro»; conhecer e interagir no “Future-Labs 2.0” com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao audiovisual e à realidade virtual; integrar os Temas de Vida “Todos iguais, todos diferentes” (Turma A) e “A Sociedade de consumo” (Turma B).

Formadores responsáveis: Helena Raposo e Dora Correia

 

Aula no Exterior: Visita ao Museu das Comunicações

"No passado dia 31 de Março de 2011, visitamos o Museu das Comunicações acompanhados das formadoras Helena Raposo, Dora Correia e Mary Rocha.

A visita foi conduzida por uma guia que nos levou a ver a exposição “Future-Labs 2.0”, onde pudemos interagir com inovações tecnológicas nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), do audiovisual e da realidade virtual. Nesta Exposição o que mais me despertou a atenção foi a parede interactiva, a mesa multi-toque e os televisores 3D e 4D.

Depois visitámos a “Casa do Futuro” e aqui foi-nos dado a ver equipamentos intuitivos e inclusivos, aplicações e serviços que hoje estão disponíveis para o bem-estar dos cidadãos. Uma das coisas que me despertou a atenção foi a existência de poucas paredes, apenas as necessárias cujo objectivo, segundo a guia, se destinava a facilitar a locomoção de pessoas com deficiências físicas dentro da própria casa. A casa tinha outras características que a destacam de todas as outras a que estamos habituados no nosso dia-a-dia, tais como quadros espalhados que permitem passar mensagens de texto ou voz, televisão no espelho da casa de banho, um aspirador robot automático, um sistema de iluminação de leds, vidros foscos que podiam ficar translúcidos em qualquer altura, estando só apenas à distância de um clique no computador. Como a casa é controlada através de computador, este controlo é possível a partir de um telemóvel em qualquer parte do mundo desde que se tenha acesso à Internet. Como é uma casa inclusiva, existe uma cadeira de rodas com um computador para que um utilizador com deficiência possa comunicar e ser autónomo. Existe também um quarto dedicado à avozinha onde tudo foi pensado para aumentar a sua qualidade de vida e o seu conforto.

Gostei muito e aconselho a visita."

Elsa Carvalho (Turma B)

FalarGlobal - Future Labs: Tecnologias intuitivas antecipam o futuro